Participação da ABER - 40° Feira Internacional de Livros

Imagem: 

 
Participação da ABER na 40° Feira Internacional de Livros de Buenos Aires

Recentemente, fomos convidados a participar da 40° Feira Internacional do Livro de Buenos Aires com oficinas de encadernação para crianças no estande de São Paulo, organizado pela Biblioteca Mario de Andrade.

Foram oferecidas três oficinas de encadernação para crianças com duração de duas horas cada. Utilizamos diversos papéis cedidos pela Arjowiggins Creative Papers e VSP papéis especiais. 

Os modelos propostos tinham grau de dificuldade diferenciado:

·        livro sanfona com base no modelo proposto por Bruno Munari no trabalho do pre libri para crianças em idade de pré alfabetização
·        flag book, modelo criado pela encadernadora alemã Hedi Kyle
·        livro estrela ou carrossel (mais elaborado e trabalhoso)

Já no primeiro dia percebemos que a adesão era total, as crianças ao verem os materiais sobre a mesa iam sentando e procurando acompanhar a confecção das peças, tínhamos até que “afugentar” os adultos (pais, mães e acompanhantes) que também queriam fazer seus livros. No geral a quantidade variava entre 20 a 25 crianças por oficina, e a grande maioria conseguiu concluir seus trabalhos e depois decorá-los com carimbos, desenhos e colagens. Foi, sobretudo, muito divertido.

Além das oficinas, tivemos contato com a Associação de Encadernação da Argentina EARA, que também tem um estande nesta feira. A presidente, Dina Adamoli, foi muito receptiva, convidou alguns profissionais para conhecermos e tivemos a oportunidade de conhecer a dinâmica de exposição deles com atividades demonstrativas (papel marmorizado, paste paper, etc).

Finalmente, visitamos três ateliers de encadernadores e ficamos impressionadíssimos com o grau de sofisticação e apuro técnico das encadernações artísticas. Todos que visitamos oferecem aulas nos respectivos ateliers e trabalham com encomendas particulares.

Esperamos com essa aproximação fortalecer a parceria entre EARA e ABER, assim como consolidar a parceria entre a ABER e a Biblioteca Mario de Andrade.

Aproveito para agradecer a oportunidade aos organizadores do estande de São Paulo na Feira, e parabenizar o Diretor da Biblioteca Mario de Andrade, Luis Armando Bagolin, pela competência mostrada na curadoria e execução de todo o projeto. Também aproveito para agradecer todos os patrocinadores e colaboradores, sem os quais não teríamos conseguido efetivar nossa participação neste evento.

Estela Vilela
Presidente da ABER

Confira todas as fotos na GALERIA.

SITE DESENVOLVIDO POR MANISH | DESIGN DE PATHOS GRAPHICOS