Biblioteca Brasiliana realiza seminário internacional sobre o livro-objeto

Imagem: 

A Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, inaugurada em março de 2013 na USP, recebe entre 16 e 19/10/13, o seminário internacional “Livro-objeto e o Não-livro”, organizado pelos pesquisadores Sérgio Lima e Plínio Martins Filho. Estudiosos, artistas e editores brasileiros, espanhóis, portugueses e franceses discutem a categoria do objeto livro, seu uso e apropriação na arte contemporânea. Entre os convidados internacionais figuram Perfecto Cuadrado Fernández (Espanha), Juan Carlos Valera (Espanha),Juan Bautista Cáceres Rodríguez (Espanha), Antonio Gonçalves (Portugal), Miguel de Carvalho (Portugal) e Guy Ducornet (FRA).

Programação:
16/10/13, às 17h30 - Encontro com o artista: Antonio Gonçalves, que fala sobre sua obra plástica e o livro-objeto no acervo da Fundação Cupertino Miranda (Portugal). Ás 20h00 – Seminário: “O Trânsito do Surrealismo entre as Duas línguas, de Espanha e Portugal", com Perfecto Cuadrado Fernández.
-
17/10/13, às 17h30 - Encontro com o artista: Miguel de Carvalho, que fala sobre sua obra plástica e poética, o livro-objeto e a editora Debout sur l’OEuf (Portugal). Ás 20h – Seminário: “A revista Menú e a Discussão Sobre Livro-Objeto na Atualidade”, com Juan Carlos Valera e participações de Perfecto Cuadrado Fernández, Antonio Gonçalves e Miguel de Carvalho. O evento é seguido de lançamento da Menú 2012 “Skyline - Mais de Cem Anos” (Oscar Niemeyer, F. Arrabal e JC. Valera).
-
18/10/13, às 17h30 – Encontro com o artista: Guy Ducornet, que fala sobre sua obra plástica, livro-objeto e “Annandale Blues”.
Ás 20h – Seminário: “A Descoberta de Colombo”, com Sérgio Lima e participações de Juan Bautista Cáceres Rodriguez e Guy Ducornet. O evento é seguido de lan;amento da revista Menu 2010 “Overtura en monograma” (SLima, Perfecto Cuadrado e JCValera).
-
19/10/13, às 10h30 - Encontro com o artista Juan Bautista Cáceres Rodríguez, que fala sobre sua obra plástica, o livro-objeto e o Centro Latino americano de Surrealismo na República Dominicana. Ás 20h – Seminário: “Arte e editoração: do livro de arte ao livro-objeto”com Plínio Martins Filho e Luise Weiss e participações de Rubens Matuck (Edições João Pereira) e Elaine Ramos (Editora Cosac Naify). O evento é seguido de lançamento do livro “A Geometria do Amor”, de Euclides Du Val (editora Giodanus).

Mais informações:
Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (auditório)
Cidade Universitária: Rua da Biblioteca, s/n, tel. (11) 3091 1154. 
www.brasiliana.usp.br 

Atenção: Este evento não é promovido pela ABER, por isso recomendamos entrar em contato diretamente com os organizadores para confirmar datas e orientações gerais.

SITE DESENVOLVIDO POR MANISH | DESIGN DE PATHOS GRAPHICOS