1º Simpósio Inovação, Desenvolvimento e Tecnologia na Preservação de Acervos

Imagem: 

Nos dias 9 e 10 de outubro de 2013, no Grande Auditório do Museu de Arte de São Paulo (MASP), especialistas se reúnem para discutir as novidades tecnológicas voltadas à conservação e preservação de bens culturais. As inscrições estão abertas e devem ser feitas por este site.

Objetivo:
O Simpósio tem o objetivo de partilhar diferentes ferramentas da ciência, tecnologia e inovação aplicadas à caracterização, conservação e preservação do patrimônio cultural.

O 1º Simpósio “Inovação, Desenvolvimento e Tecnologia na Preservação de Acervos” é uma realização da Associação Brasileira de Encadernação e Restauro (ABER), MASP e SENAI/Escola Theobaldo De Nigris.

Público alvo: conservadores-restauradores, estudantes, profissionais de museus, pesquisadores, agentes culturais, museólogos, historiadores, artistas, bibliotecários, encadernadores, cientistas da conservação e interessados na área.

 

Programação:

Dia 9 de outubro, quarta-feira

8h: Recepção

9h
Cerimônia de Abertura
Ivani Di Grazia Costa (MASP), Manoel Manteigas de Oliveira (Senai) e Estela Vilela (ABER)

10h
Palestra: A revolução na conservação de acervos documentais feita com as inovações tecnológicas na área de fibras celulósicas desenvolvidas no Arquivo Nacional

Antonio Gonçalves da Silva
Engenheiro químico do Arquivo Nacional, mestre em ciência florestal pela Universidade Federal de Viçosa. Atua desde 1985 em pesquisas relacionadas à conservação e restauração, na área de ciência da conservação. É presidente da Câmara Técnica de Preservação de Documentos do Conselho Nacional de Arquivos (Conarq) e professor da disciplina de Conservação no Curso de Especialização em Preservação de Acervos de Ciência e Tecnologia (PPACT) do Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast), Rio de Janeiro.

11h
Palestra: A investigação científica em obras de arte aplicada à conservação e restauração de bens culturais

Marcia de Mathias Rizzo
Possui graduação em Licenciatura em Educação Artística e pós-graduação em História da Arte pela Fundação Armando Álvares Penteado (Faap), mestrado em Físico-Química e doutorado em Química Analítica pelo Instituto de Química da Universidade de São Paulo (IQ-USP), com pesquisa na área de ciências ligada à conservação e restauração do patrimônio artístico e cultural. É diretora técnica da MRIZZO Laboratório de Conservação & Restauração de Bens Culturais, docente e coordenadora do curso de Conservação e Restauro na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Atua principalmente com os seguintes temas: restauração, bens culturais, conservação, ciência e arte.

12h-13h30: Intervalo para almoço

13h30
Palestra: Utilização de película de biocelulose para preservação de documentos gráficos

Cristina Sanches Morais
Bacharel em Artes Plásticas pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), especialista em preservação, conservação e restauro de obras de arte, documentos e livros. É professora de Conservação e Restauro desde 2001 na Escola SENAI Theobaldo De Nigris, atuando principalmente nos seguintes temas: conservação-restauro, acondicionamento, restauro de livros e documentos e reenfibragem.

14h30
Palestra: Diagnóstico e planejamento de conservação de filmes fotográficos

Leandro Lopes de Melo
Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP). Coordena a empresa L3, que presta serviços de conservação-restauração de documentos gráficos, com ênfase em suportes fotográficos. É docente do Curso de Preservação e Restauro de Documentação Gráfica da Escola SENAI Theobaldo De Nigris e de capacitações em conservação fotográfica.

15h30-16h: Coffee break

16h-17h
Cerimônia de premiação do VI Concurso ABER de Encadernação Artística 2013/2014

Abertura da exposição das obras participantes do concurso na Biblioteca do MASP

 

Dia 10 de outubro, quinta-feira

8h
Palestra: Estudo comparativo de tratamentos de artefatos metálicos em ligas ferrosas expostos às intempéries

Gessonia Leite de Andrade Carrasco
Graduada em Educação Artística - Artes Plásticas, especialista em Conservação de Obras sobre Papel pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É especialista cultural e preservadora-restauradora do Centro de Preservação de Bens Culturais (CPBC), onde desenvolve projetos de conservação e restauração para os acervos das unidades museológicas e arquivísticas subordinadas à Fundação Cultural de Joinville.

9h
Palestra: Física e Arte: a interdisciplinaridade

Márcia de Almeida Rizzutto
Física e docente do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IF-USP) e orientadora do curso de pós-graduação da USP na área de Física. Desenvolve pesquisas relacionadas à caracterização de materiais, principalmente em estudos e análises de objetos do patrimônio histórico e cultural (Arqueometria).

10h-10h30: Coffee break

10h30
Palestra: A radiação gama e a preservação de bens culturais

Luci Diva Brocardo Machado
É graduada em Química pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), mestre em Química pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ), doutora em Química pelo Instituto de Química da Universidade de São Paulo (IQ-USP). Atualmente é pesquisadora e orientadora de pós-graduação do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares/Comissão Nacional de Energia Nuclear de São Paulo (IPEN-CNEN/SP). Atua na área de pesquisa e desenvolvimento de tecnologia de cura de tintas e revestimentos por radiação UV&EB, de aplicações de radiações ionizantes na modificação de materiais poliméricos e compósitos, de obtenção de hidrogéis para fins medicinais e de desinfestação e preservação de bens culturais e obras de arte por irradiação.

12h-13h30: Intervalo para almoço

13h30
Palestra: Desafios contemporâneos: documentação e gestão da informação como problemas de conservação

Gabriel Moore Forell Bevilacqua
Arquivista, historiador e coordenador do Centro de Documentação e Memória da Pinacoteca do Estado de São Paulo. Possui mestrado em História Social pela Universidade de São Paulo (USP) e atualmente desenvolve pesquisa de doutorado no mesmo programa de pós-graduação. É membro do Grupo de Trabalho Arquivos de Museus e Pesquisa, da diretoria da Associação de Arquivistas de São Paulo e do conselho do Comitê Internacional de Documentação do Conselho Internacional de Museus (CIDOC/ICOM).

14h30
Palestra: Novas velhas preocupações dentro de um laboratório de restauro: meio ambiente e segurança humana

Ellen Maganini
Historiadora formada pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC/Campinas), conservadora-restauradora de papéis, especialista em qualidade ambiental, membro da equipe de qualidade ambiental do SENAI, foi presidente da CIPA (2009), atualmente integra a equipe do laboratório do Núcleo de Conservação e Restauro Edson Motta (Nuclem) do SENAI Theobaldo De Nigris.

15h30-16h: Coffee break

16h
Palestra: Entendendo quimicamente o amarelecimento de superfícies

Laércio Marques Machado
Bacharel em Química com atribuições tecnológicas formado pelo Instituto de Química da Universidade de São Paulo (IQ/USP), é licenciado pela Faculdade de Educação da USP e tem mestrado em Oceanografia Química/Geológica pelo Instituto Oceanográfico da USP. Atualmente é coordenador do curso Técnico em Química do Grupo Oswaldo Cruz. Ministrou curso na Associação Paulista de Conservação e Restauro (APCR) sobre a Aplicação da Química: Preservação, Conservação e Restauro.

 

OBS: Serão emitidos certificados aos participantes do Simpósio

 

1º Simpósio Inovação, Desenvolvimento e Tecnologia na Preservação de Acervos ABER/SENAI

Datas: dias 9 e 10 de outubro de 2013

Local: No Grande Auditório do Museu de Arte de São Paulo (MASP)
Av. Paulista, 1578 - Bela Vista. São Paulo, CEP: 01310-200
Tel: (11) 3251-5644

Valores: R$ 150 (normal) e R$ 135 (associados ABER e estudantes)

Para se inscrever clique em: www.aber.org.br/inscricao-simposio-abersenai

SITE DESENVOLVIDO POR MANISH | DESIGN DE PATHOS GRAPHICOS